sexta-feira, 23 de abril de 2010

Caminho da luz

(Êxodo 2:23). O SENHOR atendera ao seu clamor e os tirara da servidão. Mas, assim que se sentiram em perigo, temeram a morte e reclamaram de Moisés dizendo que preferiam a servidão. Eles nada podiam fazer por si mesmos, e não tinham esperança sem o socorro divino. É a situação de toda a humanidade, pois o mundo é um lugar sem esperança: um grande cemitério, pois a maioria pensa que esse é o seu fim (Romanos 5:12).

-Talvez não sejamos perseguidos por um exército, mas às vezes nos sentimos cercados pelo mal, num beco sem saída. Sigamos o conselho de Moisés: não devemos temer, mas confiar no livramento que certamente o SENHOR nos concederá

O SENHOR disse a Moisés para acabar com esse clamor, e tocar o povo para frente. A oração tem um lugar importante em nossas vidas, mas devemos também agir com os meios ao nosso alcance. Às vezes sabemos o que é necessário fazer, mas adiamos com a desculpa que estamos pedindo maior direção de Deus.

O exército egípcio eventualmente descobriu o que se passava, e partiu em perseguição, indo até o meio do mar. Mas o SENHOR, de madrugada (entre as duas horas da manhã e o nascer do sol) lhes emperrou as rodas dos carros (talvez os atolando), e tiveram que ir devagar, com dificuldade. Quando estavam desistindo da perseguição o SENHOR mandou que Moisés estendesse sua mão sobre o mar, e o mar se fechou sobre os egípcios, ao romper da manhã, Moisés e os homens israelitas, em sua alegria, compuseram o primeiro hino que encontramos na Bíblia, e, segundo os estudiosos, o primeiro registrado em todo o mundo. Eles então cantaram em louvor ao SENHOR com acompanhamento de música e danças por todas as mulheres (lideradas por Miriam [que se traduz Maria], irmã de Moisés, com seus noventa e tantos anos). Morrendo todos os cavalarianos do exército.

-Na vida somos tentados e enganados por “exércitos” que nos tiram o sono, nos fazendo medo, tentam nos escravizar com doutrinas baratas, idéias de egocentrismo, e de culturas que realmente não valorizam as raízes de todo o mundo, mas criam e moldam o ser de acordo com o ideal do mal pensante. Eu corro para Deus e peço-lhe socorro, entregando minha vida para que ele possa usar de alguma forma, e vivo o amor que acontece em meu coração, creio na palavra que vive a tanto tempo, que transforma e nos alegra com verdade. Então bebo da água viva em frente ao mar, percorro no horizonte de luz e encho-me de paz, e Deus abre o caminho mais lindo que é ver com sensibilidade o singelo do mundo que me inspira , abre os caminhos que estão escritos, que eu sonhei, e me afasta dos maus caminhos e más pessoas. E se eu encontro a luz em qual quer lugar, em qual quer lugar eu posso externa-la.

Luan R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário